terça-feira, 22 de setembro de 2015

Anne Frank: Um refúgio em Amsterdam

Sábado assistindo o filme "The Fault in Our Stars" em português, "A Culpa é das Estrelas" de 2014 dirigido por Josh Boone, baseado no livro de  John Green me deu uma vontade de escrever sobre... No filme que considero bom e extremamente romântico e suave, fiquei intrigada quando os personagens principais da trama Hazel Grace e Augustus Waters vão para Amsterdam para encontrar o escritor que a personagem possui admiração; fiquei mais surpreendida foi que os locais que mostraram no filme passei no meu passeio no último ano de 2014.
Porém o que me deixou perplexa é que no filme eles visitam a casa que foi o refugio de Anne Frank, personagem celebre após a segunda guerra devido a seu diário juvenil narrando episódios seus diários ate os tristes momentos que sucederiam o final de sua vida.
Confesso ter ficado um pouco triste de não ter conhecido o local, pois seria bem interessante, então fica a dica antes de viajar pesquisem o local do passeio (rsrs).


Um pouco sobre Anne Frank

Annelies Marie Frank foi uma adolescente alemã de origem judaica, vítima do Holocausto, que morreu aos quinze anos de idade num campo de concentração. Ela tornou-se mundialmente famosa com a publicação póstuma de seu Diário.

Sua família mudou-se da Alemanha apos a ascensão dos nazistas ao poder. Como a Holanda é próxima a Alemanha, ficou indefesa perante a invasão nazista, e a política de perseguição do Reich foi estendida à população judaica residente no país. A família de Anne passou a se esconder em julho de 1942, abrigando-se em cômodos secretos de um edifício comercial. Um delator desconhecido revelou o esconderijo às autoridades nazistas. O grupo foi, então, levado para campos de concentração. Anne Frank e sua irmã Margot foram transferidas de Auschwitz para o campo de Bergen-Belsen, onde morreram de tifo em março de 1945.
Otto Frank, pai de Anne e único sobrevivente da família, retornou a Amsterdã depois da guerra e teve acesso ao diário da filha. Seus esforços levaram à publicação do material em 1947. O diário, que foi dado a Anne em seu aniversário de 13 anos, narra sua vida de 15 de Junho de 1942 até 1 de agosto de 1944. É, atualmente, um dos livros mais traduzidos em todo o mundo.

Fonte: Guia do Estrangeiro.com

A Casa de Anne Frank é um museu em Amsterdão/Amsterdã, Países Baixos, fundado em 3 de maio de 1960 em memória de Anne Frank.
Otto Frank insistiu que o propósito do instituto seria fortalecer o contato e a comunicação entre jovens de diferentes culturas, religiões e raças, em oposição à intolerância e a discriminação racial.
Fonte: Wikipedia.

A Casa Anne Frank está situada no canal Prinsengracht, nºs 263-267, no centro de Amsterdã. Partindo da Estação Central , leva cerca de 20 minutos caminhando. Os bondes 13, 14 e 17 - além dos ônibus 170, 172 e 174 - param perto do museu, no ponto "Westermarkt".




Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Palavras - Premium Blogger Themes | Facebook Themes