sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

DEZEMBRO CHEGOU!

*** Por Suelen e Jéssica Farias do Nascimento ***

Chega outubro...novembro... e já ficamos contaminados pelo clima natalino... No comércio: as propagandas começam a encher nossos olhos com os presentes e gastos maiores ...

Então, que tal falarmos um pouquinho da origem do Papai Noel?... 

A ORIGEM DO MITO...
Conta à tradição da Igreja que um Bispo chamado Nicolau (nasceu provavelmente no ano 250), epíscopo de Mira,- cidade  situada na atual Turquia - possuía muitos bens materiais.
Nicolau vendo a dificuldade dos pobres... sem muitas vezes ter o que comer, decidiu prestar sua solidariedade, presenteando-os conforme suas necessidades.
***Era comum o bispo presentear as crianças.

As histórias do bom velhinho...

Nicolau, já ordenado bispo, soube da história de um pai que por não possuir dinheiro para constituir o dote de suas três filhas pretendia forçá-las à prostituição... O bispo, num gesto nobre, decidiu ajudá-lo no anonimato... 
A forma que encontrou foi jogar um saco de ouro que serviu ao pai de dote para casar a filha mais velha. Depois jogou outro para a segunda filha. O pai das jovens descobriu quando Nicolau jogou o terceiro; e pediu-lhe perdão.

Assim também surgiu o amigo secreto, como uma forma escondida de presentear as pessoas; e  colocar presentes debaixo da árvore de natal, sem que ninguém saiba quem os colocou ali.

A lenda também inclui um estranho milagre: Nicolau teria ressuscitado três crianças assassinadas por um açougueiro, picadas em pedaços e jogadas num barril para serem servidas como carne salgada durante uma época de fome.
São Nicolau apareceu e apelou a Deus para devolvê-las à vida e às suas famílias.   Assim, ele é considerado o patrono e protetor das crianças.

O sepulcro de São Nicolau em Mira tornou-se um popular local de peregrinação. 
Devido as frequentes guerras e ataques na região, alguns cristãos estavam preocupados que o acesso ao túmulo poderia se tornar difícil.
Para os religiosos e as vantagens comerciais de um local importante de peregrinação, as cidades italianas de Veneza e Bari competiam para obter as relíquias de São Nicolau. 
Na primavera de 1087, marinheiros conseguiram levá-las para Bari, um porto na costa sudeste da Itália.
Uma imponente igreja foi construída sobre sua cripta. 

...São Nicolau fez "suas artes" também...
O bisco é acusado de ser o principal responsável pela destruição do magnífico templo de Ártemis em Mira, uma das Sete Maravilhas do mundo antigo. Talvez por isso, Nicolau é festejado em 6 de dezembro: originalmente, essa era a data do nascimento de Ártemis.

São Nicolau foi um dos poucos santos a morrer em sua cama.
Sua festa é amplamente divulgada na Europa, onde se mantém viva as histórias e tradições.

Sem dúvida alguma, é um santo popular...
                             
                    Hoh...Hoh...Hoh...Feliz Natal!!!

Disponível em:
http://www.brasilescola.com/natal/a-origem-dos-presentes-natal.htm

0 comentários:

Postar um comentário

Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Palavras - Premium Blogger Themes | Facebook Themes