sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Nina Simone: Uma das divas do Jazz

Por Suelen e Jéssica Farias do Nascimento
Vamos falar um pouquinho da compositora, cantora, ativista social: Nina Simone... uma das mais belas e marcantes vozes do mundo.
Uma artista que viveu em uma época onde para ser bom - era necessário ter talento, e isso ela tinha de sobra...

Então, vamos conhecer um pouquinho de sua história?!!

HISTÓRIA DE UMA DAS MAIORES DIVAS DO JAZZ
Eunice Kathleen Waymon, mais conhecida pelo seu nome artístico (Tryon, 21 de fevereiro de 1933 a Carry-le-Rouet, 21 de abril de 2003).
O nome artístico foi adotado aos 20 anos, para que pudesse cantar Blues, nos cabarés de Nova Iorque, Filadélfia e Atlantic City, escondida de seus pais, que eram pastores metodistas.
A jovem era pianista, mas o proprietário do bar a obrigou a cantar como condição para mantê-la no emprego.
A filha da reverenda interpretava a cada noite um repertório que sua mãe sem duvidar teria condenado.
Nina devido a um apelido pelo qual era chamada por um namorado latino, "Niña", e Simone como homenagem a Simone Signoret, atriz francesa.
Casada com um policial nova-iorquino, Nina também sofreu com a violência do marido, que a espancava, porém pela época as portas tinham se fechado por ser negra.
Em um breve contato com sua obra, aqueles que não conhecem, percebem logo a diversidade de estilos pelos quais Nina Simone se aventurou, desde o gospel, passando pelo soul, blues, folk e jazz.
Foi uma das primeiras artistas negras a ingressar na renomada Juilliard School of Music, em Nova Iorque. Sua canção “Mississippi Goddamn” tornou-se um hino ativista da causa negra, e fala sobre o assassinato de quatro crianças negras numa igreja de Birmingham em 1963.
Seu envolvimento era tal, que chegou a cantar no enterro do pacifista Martin Luther King e até compôs uma música para ele “Why?”
Nina esteve duas vezes no Brasil, gravou com Maria Bethania e seu último show ocorreu em 1997 no Metropolitan.
Além de ser uma das grandes vozes femininas do jazz, Nina Simone era uma das militantes mais comprometidas do movimento ''Black Power'', (o movimento enfatizou o orgulho racial e da criação de instituições culturais e políticos negros para cultivar e promover interesses coletivos, valores antecipadamente, e segura autonomia para os negros), nos Estados Unidos.
Era capaz de se comprometer com a justiça social até pôr em perigo sua carreira e sua própria vida, mas ao mesmo tempo tão avarenta que seus músicos recebiam um salário miserável.
Ela conheceu a fama e também o esquecimento, que acabou no final dos anos 80 graças a um anúncio da Chanel Nº 5 que incluía sua versão de My Baby Just Cares For Me.
Nina Simone foi uma mulher de muita fibra, tinha a incrível capacidade de compartilhar seu mundo e de fazer o ouvinte acreditar em tudo aquilo que estava sendo cantado pelo simples fato de ser interpretado com sinceridade, com verdade.

Disponível em:







Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Palavras - Premium Blogger Themes | Facebook Themes